No início de 2009 fui convidado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo a ministrar um workshop sobre fotografia.
Tempo curto, prazo apertado, público sem perfil definido. Pensei então em algo que fosse divertido a todos, do iniciante ao profissional.
LIGHTPAINTING!
Turma bacana, boa quantidade de inscritos para um workshop de verão, engajados e abertos a proposta. Pena que foi curto, apenas quatro encontros dentro de um mês.
Separados em grupos, propus que se organizassem para criar um pequeno stop motion a partir das fotos em lightpainting.
Considerando o tempo (aproximadamente uma hora) para se definir funções, tema, dirigir e fotografar, os resultados foram excelentes!
Abaixo o vídeo de um dos grupos:
Mesmo sendo uma técnica antiga e simples, é pouco explorada profissionalmente, apesar de sua vasta aplicação: As possibilidades são infinitas e podem render resultados surpreendentes.
Imagino um fotógrafo que se especialize em lightpainting, como o Tony Genérico em splash.
Estando em um grande centro, trabalhos não faltariam! Desde publicidade até casamento (por que não?).
Timidamente algumas agências de publicidade começam a utilizar a técnica em campanhas e apresentam trabalhos fantásticos.
Numa recente palestra em Limeira, Fernando Musa (CEO da Ogilvy & Mather) mencionou como alguns profissionais brasileiros são megalomaníacos.
Não foi exatamente este o termo que ele usou, mas era algo assim.
Como exemplo, citou a cotação de uma produção de vídeo no Brasil pelo dobro do que fora cobrado em Los Angeles - Ainda sem contar com o profissionalismo (ao pé da letra) de lá.
Resultado: Claro, contrato fechado em LA.
Talvez por isto o lightpainting não seja tão explorado aqui, pois em detrimento da criatividade, a publicidade pensa no valor investido. "Se for barato não quero no meu portfólio".
É uma discussão antiga que tenho com amigos publicitários. Muitos egos inflados, muitos números altos, muito delírio. Acaba que o publicitário faz publicidade para publicitários - E o target mesmo, a dona de casa que precisa do sabão em pó, não entende nada e opta pelo (maldito) diferencial de preço.
...Comecei falando do workshop de lightpainting e terminei em publicidade para publicitários!
Imagina se estivesse falando sobre Física Quântica?!?
To louco.
Tempo curto, prazo apertado, público sem perfil definido. Pensei então em algo que fosse divertido a todos, do iniciante ao profissional.
LIGHTPAINTING!
Turma bacana, boa quantidade de inscritos para um workshop de verão, engajados e abertos a proposta. Pena que foi curto, apenas quatro encontros dentro de um mês.
Separados em grupos, propus que se organizassem para criar um pequeno stop motion a partir das fotos em lightpainting.
Considerando o tempo (aproximadamente uma hora) para se definir funções, tema, dirigir e fotografar, os resultados foram excelentes!
Abaixo o vídeo de um dos grupos:
Mesmo sendo uma técnica antiga e simples, é pouco explorada profissionalmente, apesar de sua vasta aplicação: As possibilidades são infinitas e podem render resultados surpreendentes.
Imagino um fotógrafo que se especialize em lightpainting, como o Tony Genérico em splash.
Estando em um grande centro, trabalhos não faltariam! Desde publicidade até casamento (por que não?).
Timidamente algumas agências de publicidade começam a utilizar a técnica em campanhas e apresentam trabalhos fantásticos.
Numa recente palestra em Limeira, Fernando Musa (CEO da Ogilvy & Mather) mencionou como alguns profissionais brasileiros são megalomaníacos.
Não foi exatamente este o termo que ele usou, mas era algo assim.
Como exemplo, citou a cotação de uma produção de vídeo no Brasil pelo dobro do que fora cobrado em Los Angeles - Ainda sem contar com o profissionalismo (ao pé da letra) de lá.
Resultado: Claro, contrato fechado em LA.
Talvez por isto o lightpainting não seja tão explorado aqui, pois em detrimento da criatividade, a publicidade pensa no valor investido. "Se for barato não quero no meu portfólio".
É uma discussão antiga que tenho com amigos publicitários. Muitos egos inflados, muitos números altos, muito delírio. Acaba que o publicitário faz publicidade para publicitários - E o target mesmo, a dona de casa que precisa do sabão em pó, não entende nada e opta pelo (maldito) diferencial de preço.
...Comecei falando do workshop de lightpainting e terminei em publicidade para publicitários!
Imagina se estivesse falando sobre Física Quântica?!?
To louco.
Olha eu na foto , kkkk, muito boa a oficina, abraço.
ResponderExcluirObrigado pela visita e pela companhia, Flaviana!
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