sexta-feira, 21 de maio de 2010

Exposição coletiva INTERTEXTOS FOTOGRÁFICOS

A exposição INTERTEXTOS FOTOGRÁFICOS, que apresentou resultado dos trabalhos realizados pelos alunos da oficina de fotografia ministrada em outubro de 2009 pelo professor Rogério Entringer, tornou-se itinerante e agora está no campus da UNIP Limeira.

É a primeira vez que vejo, ao menos em Limeira, uma exposição fotográfica ganhar tanta mídia: Divulgação nos jornais locais, em programa de TV, na internet e em 15 outdoors espalhados pela cidade!

FOTO: Rogério Entringer

Mérito total do Rogério, um cara muito engajado e que luta pela fotografia enquanto expressão artística, instrumento documental e até ferramenta política.

Logo falo mais sobre sua visão quanto a fotografia. Se não quiser esperar por isto, dê uma olhada aqui - Aposto que sua compreensão sobre o ato fotográfico não será mais a mesma (Apesar que só conversando pessoalmente que se entende a profundidade de leitura que este cara tem).

Também acabo de ter contato com Eduardo Mello, professor universitário de fotografia, atualmente lecionando em Campinas.
Ele está ministrando uma oficina sobre "fotografia cultural" e está dando uma enxurrada de ótimas referências aos seus alunos.
...Só espero que estes tenham visão suficiente para compreender a importância de se beber da fonte.

Devo organizar um evento que reunirá estas duas cabeças pensantes da fotografia para uma mesa, junto de fotógrafos de diversas outras áreas.
A idéia é que o debate seja forte e marcante para a fotografia regional (sim, sou pretensioso).

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Contrato um fotógrafo ou compro de um banco de imagens?

Chega o momento em que o cliente precisa comprar uma foto e aí vem o raciocínio da maioria: "Para quê contratar um fotógrafo, dispor de meu tempo e do tempo da minha equipe, se basta fazer uma breve busca na internet para conseguir a "mesma" foto que quero, pagando muito menos?".

É fato, não dá para negar: Os bancos de imagens estão cada vez mais completos, recheados de boas fotos. Os preços são muito acessíveis e tentadores ao cliente, principalmente quando comparados ao orçamento de um fotógrafo profissional.

Acho que não é preciso discutir a razão pela qual o valor da contratação de um fotógrafo profissional é superior ao valor de uma foto de banco de imagens, mas aqui vão alguns lembretes:
- A contrução das fotografias é personalizada, jamais encontrada em um banco de imagens;
- O cliente contará com o conhecimento do profissional para transmitir, através destas fotos, exatamente o que sua empresa quer comunicar;
- Nenhum concorrente poderá utilizar suas fotos, pois o cliente estará resguardado pela legislação;
- Ao mercado (tanto aos seus clientes, quanto aos seus concorrentes), demonstra seriedade, maturidade e profissionalismo (Já viu alguma grande empresa utilizar fotos de banco de imagens?);
- Entre outras ene razões.

Existe um fator EXTREMAMENTE IMPORTANTE que é ignorado pelo cliente (geralmente o pequeno), que opta por comprar de um banco de imagens: A imagem que o cliente fará dele quando visitar seu website ou tiver acesso ao seu material de divulgação.

Imagine a seguinte situação:
Você precisa contratar uma empresa de gestão de projetos em engenharia civil, mas não tem tempo para sair as ruas e fazer pesquisa, conhecer formas de trabalho, valores, prazos, enfim, tudo o que envolve a contratação de uma prestação de serviços.
Decide fazer uma busca pela internet e encontra três empresas, todas com sites bonitos, bem montados, com informações completas.
Apesar de não conhecer nenhuma delas, pelas informações todas parecem ter a mesma qualidade técnica.

Resolve fazer contato e clica em QUEM SOMOS, ou EMPRESA, ou qualquer link que seja designado a apresentar as pessoas que trabalham nesta empresa, e você dá de cara com esta imagem:


Você sabe que as pessoas desta foto são reais, integrantes do time de trabalho daquela empresa, mostrando quem são de fato.
Quem mostra sua cara transmite credibilidade, e a imagem da empresa se fortalece com isto.
Há a sensação de que eles realmente existem e isto transmite alguma tranquilidade.
Você se conecta.

Então acessa o mesmo link dos outros dois sites, concorrentes do primeiro, e encontra estas fotos:



Encontra apenas fotos de bancos de imagens - São as chamadas "imagens da internet". (Ignorando as marcas d'água) São bonitas, bem elaboradas, mas... Você se pergunta "Quem são as pessoas que me atenderão?", ou "Estas empresas realmente existem?".
A página é fria, sem um primeiro contato real. A empresa deixa de existir e o que passa a existir é apenas um website - Mais uma página na vasta internet.
Você não se conecta.

Estou exemplificando com empresas de gestão de projetos, onde o serviço primeiro precisa ser prestado para somente depois o cliente pagar. Agora imagine se fosse uma loja virtual em que o cliente precisa primeiro pagar para somente então receber o produto? Ou mesmo pagando depois, imagine se fosse uma prestação de serviços em que o profissional precisa visitar o cliente? A pergunta que fica é "Como saber quem entrará pela minha porta?".

Como cliente, a qual empresa você confiaria seu dinheiro: A que utiliza fotos de internet ou a que utiliza fotos de seu próprio estabelecimento, com seus colaboradores reais?

Tem visão estratégica o cliente / a empresa que investe uma fábula para construir (ou reestruturar) seu negócio, faz pesquisa concorrencial, treina a equipe, oferece bons produtos, contrata uma agência de publicidade, faz banner, cartaz, panfletagem, anúncio em jornal, revista, tv, mas acha caro contratar um fotógrafo para ajudar a construir a imagem de sua empresa?

Raciocina o cliente que confia a imagem de sua empresa a uma (pseudo) agência de publicidade que não contrata um fotógrafo, que faz por conta própria as fotos de sua empresa, "porque o diretor de arte tem uma câmera que troca a lente", e se intitula fotógrafo, mas que nunca estudou linguagem fotográfica?

A fotografia precisa de muito conhecimento técnico para ser dominada. A linguagem fotográfica também é mais complexa que parece.
O cliente não tem obrigação de conhecê-las - Nem "diretores de arte" (entre aspas mesmo) sabem de fotografia. Então por quê não delegar o assunto a quem é da área?

Contratar um fotógrafo ajuda a boa apresentação do seu negócio. A percepção de valor muda para melhor.

Fotografia é investimento na construção da imagem da sua empresa.
Provavelmente seja o investimento mais barato que você fará em todo o processo de construção de marca - Não é inteligente investir milhares de reais em mídia para veicular uma imagem ruim, mal feita ou comprada da internet.

Pense sobre o assunto.